5º Propósito com Deus - Combatendo a Fofoca




"Quem anda em fofoca divulga os segredos, mas o de espírito fiel oculta as coisas."
Provérbios 11:13

Não ponhas muito os pés na casa do teu próximo; para que se não enfade de ti, e passe a te odiar.
Provérbios 25:17


Precisamos nos vasculhar sempre. Erros existem, mas se você não está disposta a procurá-los, não os encontra.  
Dessa forma você não muda, não amadurece e não cresce espiritualmente.
Então sua vida fica parada, e você mais cedo ou mais tarde sofrerá as consequências.

Um erro fatal que as mulheres tem maior tendência a cometer é a famosa fofoca. E se você tem obedecido a palavra de Deus e todos os seus mandamentos, mas não aguenta ficar calada diante de certas situações, você precisa se esforçar para mudar.

Há mulheres que dizem: "Eu não sou fofoqueira, eu só compartilho informações com as amigas!"Outras dizem: "Eu falo mesmo o que penso. O que eu posso fazer se sou sincera?" Geralmente essas são alguns dos argumentos das fofoqueiras para justificarem suas atitudes. Sempre amenizam seu estado, e não assumem seus erros, suas fofocas.


Infelizmente essa tentação vem tanto para as mulheres do mundo, quanto para as que são de Deus. Só que nós como servas de Deus, temos a obrigação de aprender a controlar nossa língua.


Por mais que aparentemente você não veja malícia em fazer tal comentário, é preciso ter a máxima cautela e fechar sua boca na maioria das vezes.

A Bíblia diz que morte e vida provém da língua. Da nossa boca pode sair bençãos ou maldições. Quantas pessoas são destruídas por causa de uma fofoca, ou uma palavra mal dada. 



Infelizmente até nas igrejas acontece:

- Uma pessoa começa a faltar aos cultos, e a outra nem sabe o motivo, não liga para saber se está bem, ou se precisa de oração, mas já faz o serviço do mal e começa a espalhar que tal pessoa está afastada, que foi para o mundo etc.


- Alguém está passando por problemas, e as outras pessoas começam a fofocar e dizer que ela está em pecado, que caiu, que está com demônios.


- Comentam sobre a vida do pastor, sobre a vida da líder de jovens, sobre a obreira da cantina. Enfim, o objetivo é comentar, e se não tiverem provas concretas, inventam. Não se podem é ficar sem assunto e sem fofoca.

Pessoas tem muita facilidade de imaginar e inventar fatos para prejudicar outros. Esse é um dos hábitos mais sujos que um ser humano pode cometer. Hábito que estraga reputações, honras, fere corações, destrói relacionamentos, ministérios.


Elas pensam que isso passa despercebido, mas os olhos do nosso Senhor são como chamas de fogo, Ele está vendo tudo.


Existem 7 coisas que Deus odeia.
Obs: A 7ª o Senhor ABOMINA; que é semear contendas entre irmãos. 

Provérbios 6:16-19 diz: "Seis coisas o SENHOR odeia, e a sétima a sua alma abomina: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que trama projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal, testemunha falsa que profere mentiras e o que semeia contendas entre irmãos."

Que Deus tenha misericórdia de ti e que as suas atitudes não sejam abomináveis aos olhos do Senhor!

Tudo começa com comentários aparentemente inocentes, mas que já são sementinhas plantadas na sua mente. Por exemplo, sua amiga chega até você e critica alguém. A partir de então você passa a ter maus olhos com aquela pessoa, mesmo sem ao menos conhece-la profundamente.
Você passa a olhar para os outros com negatividade e com o objetivo de julgá-los. Julgar atitudes, forma de falar, e até mesmo as roupas!
Que terrível!

Se você continuar procedendo dessa maneira, mais cedo ou mais tarde colherá os maus frutos das atitudes erradas que você tem plantado hoje.


Para quem está decidida a dar um basta nessa situação, vamos a Missão da Semana:



A missão da semana será: Guardar a nossa boca das fofocas e dos comentários que não edificam (principalmente no que se diz respeito a vida dos outros). É claro que as missões que são passadas aqui no Blog não são para serem praticadas só por 1 semana, mas sim para sempre, procure fazer com que os ensinamentos virem hábitos em sua vida.

E para praticar a Missão da Semana com mais eficácia, seguem algumas dicas.
Anote em seu Diário Espiritual:


1- Mulheres fofoqueiras são ociosas, desocupadas, vivem a vida de outras pessoas.
Se você detectou esse problema de fofocas na sua vida, decida mudar hoje. Ocupe-se totalmente em construir a sua história. Sua história tem que ter o teu nome. Se você focar-se em Deus, em si mesma, e nos seus projetos de vida, duvido que irá sobrar tempo para se ocupar em falar da vida dos outros. Quem foca, não faz fofoca. 

2- Evite amizades e conversas com pessoas fofoqueiras. Fuja delas a todo custo!

3- Pense muito bem antes de falar. Isso funciona muito comigo. Não podemos nunca falar o que vem na nossa mente.
Muitos dizem: "Ah eu falo o que penso mesmo e não estou nem aí!" Mas lembre-se: Dessa forma ferimos as pessoas ao nosso redor, e acabamos fazendo fofocas e falando coisas que não tem proveito nenhum.


4- Se policie ao máximo. Faça a você mesma as seguintes perguntas: O que eu vou falar vai edificar os outros e a mim mesma? Se Jesus estivesse no meu lugar Ele falaria? Se a resposta for não, não siga em frente com o comentário, simplesmente delete-o da sua mente.

5- Quando a "amiga" começar com algum tipo de comentário negativo sobre os outros, corte-a imediatamente, mude de assunto. Diga a ela que não quer falar sobre isso, pois é errado.


6- Evite espalhar notícias no que se diz respeito a vida dos outros.


7- Opte por escutar mais e falar menos.

8- Se lhe informaram algo mas não se trata de uma informação construtiva não passe adiante.

9- Quando alguém te confidenciar algo pessoal, não saia falando para outras pessoas.

10- Quando souber de uma fofoca quente, esfrie ela! Coloque-a no congelador, ou seja não conte para ninguém, por mais que a língua venha coçar.

11- Quando for passar uma informação a alguém sempre pense antes: Essa informação vai adicionar ou subtrair? Vai ajudar ou não? Essa informação tem raízes de fofoca e disse me disse?
Dependendo da resposta você saberá se deve passar adiante ou colocar no congelador.


12- Se ao chegar na sua igreja você costuma julgar os outros em palavras, em pensamentos ou conversa com aquelas pessoas que sempre criticam os outros é melhor você agir da seguinte forma:
Fique de olhos fechados, em espírito para que você não peque. Ou então fique meditando na palavra de Deus, antes de começar a reunião e não olhe para nenhum outro lugar.
Pois creio que não vamos na igreja para ficar observando com olhar crítico as roupas dos outros, as atitudes, etc.

13- Quando for começar a olhar para os outros procurando defeitos, passe a olhar para si mesma, procure defeitos em você e lute para mudá-los. Ao se preocupar somente com a sua vida, e em melhorar suas atitudes erradas, não sobrará tempo para vasculhar a vida dos outros.


Lembre-se sempre: A mulher de Deus é discreta. Ela pensa e avalia antes de falar e tomar atitudes.


Vamos fazer uma análise do nosso tempo.

Com o que gastamos o nosso tempo livre?

Aquele tempo que você fica no Facebook, MSN, redes sociais, colocando as conversas em dia com as amigas, vendo novelas, lendo revistas de celebridades, se preocupando com aparência etc.

Não estou dizendo que tudo isso é pecado! Mas cada minuto que temos no nosso dia é precioso demais para desperdiçá-lo com pequenas coisas.

Uma das maiores utilidades do twitter e facebook será provar no último dia que a falta de oração não era por falta de tempo.

Bom seria se você se preocupasse com a sua salvação tanto quanto se preocupa com as roupas da moda. Bom seria se vc cuidasse do seu coração, o tanto que você cuida do seu corpo, da sua aparência. O tempo passa, o relógio marca, a aparência passa, mas o que ficará é o seu interior, é sua vida espiritual, sua alma. As pessoas investem em coisas passageiras, e se esquecem das coisas eternas. Saiba fazer o investimento certo.

Não dá para ficar ocupando o seu tempo com coisas fúteis da vida. O Senhor Jesus está voltando não há tempo a perder. Naquele grande dia muitos não vão subir por pequenas coisas. O Senhor Jesus vai vir buscar a sua Noiva, e muitas vão estar preocupadas com as unhas, cabelos, maquiagem, fofocas, julgamentos etc, e vão ficar pra trás.


"Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas."
2 Coríntios 4:18
Essa semana vamos aprender a reduzir o tempo que passamos distraídas com coisas de menos valor, e dedicar esse tempo as coisas de Deus. Vocês vão notar a grande diferença que isso fará!


Responda a si mesma as seguintes perguntas:

- Quanto tempo você gasta na internet?
Exemplo: 5 horas por dia. Comece reduzindo para 2 horas por dia. Fique 1 hora de manhã e 1 hora a noite, por exemplo. E nessas 3 horas livres leia um livro que fale sobre a palavra de Deus.

- Quanto tempo você gasta vendo TV?
Exemplo: 6 horas por dia. Reduza para 3 horas. Analise quais programas você tem visto! Tem te acrescentado algo espiritualmente ou tem te subtraído? Nas 3 horas livres leia a Bíblia, fale de Jesus para alguém, cante louvores a Deus, escreva cartas de amor para Ele.

- Quanto tempo você gasta pensando na sua aparência, no seu peso, em roupas, sapatos, moda etc? 
Reduza esse tempo, e reflita mais em Deus, faça um jejum.

Resumindo: Essa semana nós vamos ler a Bíblia todos os dias (Obs: Não vale só pegar um versículo na caixinha de promessa!!), fazer pelo menos 1 jejum na semana, ler um livro que fale da palavra de Deus.

Share:

6 comentários

  1. Olá Danielle, tem uns das que tô seguindo seu blog, as dicas são excelentes. Sabe, as vezes tenho esse problema de ir pra igreja e ficar julgando as pessoas com meus olhos, principalmente aquelas que passam por mim e nem falam mais. Confesso que ainda não tinha visto este versículo "Quem anda em fofoca divulga os segredos, mas o de espírito fiel oculta as coisas."
    Provérbios 11:13 ou talvez eu já vi e nunca prestei atenção, infelizmente a fofoca é uma mal que afeta muito a vida da gente.

    bjo
    Deus abençoe

    ResponderExcluir
  2. Danielle, isso faz parte da vida do cistao,que vive pela fè. mas as vezes nos pegamos distaidos as coisas que nao acresentam em nossas vidas.E aì que precisamos vigiar mais.
    Mas estou acompanhando contigo na mesma e firmes nesses propositos.
    bjo Dani

    ResponderExcluir
  3. Olá Danielle,
    muito interessante essas dicas sobre fofocas !
    até mesmo entre homens existe as fofocas!
    eu também nunca tinha visto este versículo : Provérbios 11:13
    "Quem anda em fofoca divulga os segredos, mas o de espírito fiel oculta as coisas."
    Deus a abençoe Grandemente !

    ResponderExcluir
  4. Dona Danielle!! Que benção! Firme e forte no propósito!!

    ResponderExcluir
  5. Começando hoje esta tarefa, amei. Que Deus abençoe vc grandemente, bj

    ResponderExcluir
  6. Dany era exatamente isso q eu estava precisando pra dar o 1º passo, n será fácil mas creio que Jesus me libertará dos maus comentários principalmente da vida alheia. Começarei neste exato momento....(JEJUM a CRÍTICAS) por tempo indeterminado em nome de JESUS!! Deus te abençoe ricamente! Bjim *.*

    ResponderExcluir