10º Propósito com Deus - Purifique sua vida


Você só terá uma vida abençoada se tiver uma vida pura; só terá uma vida pura se seu interior estiver puro; e para isto é preciso se lavar diariamente com a Palavra de Deus.

Mas para passar pelo processo de purificação é necessário sacrifício.

Observe esse versículo:
"O crisol é para a prata, e o forno para o ouro; mas o Senhor prova os corações." Provérbios 17:3

Crisol - recipiente das máquinas fundidoras, onde se derrete o metal; composituras de jóias.
O ouro, quando encontrado pelo garimpeiro, aparentemente não tem nenhuma beleza. Só depois de purificado no fogo realça sua cor e seu brilho, tornando-o valioso.


Ou seja até mesmo a prata e o ouro para se tornarem puros e consequentemente mais valiosos necessitam passar por um sacrifício. A prata pelo crisol, e o ouro pelo fogo. Assim acontece conosco. Não passamos pelo crisol, nem pelo fogo mas sim pela renúncia do nosso próprio EU, das nossas próprias vontades.
Estaremos realizando as 3 Quartas-feiras da Purificação. A cada semana passaremos por um processo que nos tornará mais puras e próximas de Deus.

Nessa semana o nosso coração será purificado.

 "Sobretudo o que se deve guardar, guarda o teu coração. Porque dele procedem as saídas da vida."
Provérbios 4:23 

Esse foi o mais importante conselho, do homem mais sábio da Bíblia. O Coração é a sede dos pensamentos, dos desejos, e dos sentimentos.
Portanto, tome cuidado com o que você pensa, tome cuidado com o que você sente, tome cuidado com as suas vontades, porque são esses fatores que irão determinar toda a história da tua vida. 

O que você aprende, vee e ouve, determina sobre o que você pensa, o que tem vontade e o que sente.
"Não porei coisa má diante dos meus olhos" Salmo 101.7

O que você anda vendo? Viciada em sites e filmes que não edificam? Viciada em novelas?

O que você anda ouvindo? Vive em conversas imorais, em rodas de escarnecedores e em fofocas? Ouve músicas do mundo? Muitos cristãos tem ouvido músicas de cantores que fizeram pacto com diabo, atente para isso.

Baseando-se no versículo "Sobretudo o que se deve guardar, guarda o teu coração. Porque dele procedem as saídas da vida" reflita sobre essas 3 perguntas abaixo:


1.  O que você anda pensando? Que tipos de pensamentos dominam a sua mente?
É no pensamento que articulamos as nossas idéias que vão dirigir nossas ações.
Por isso que o Senhor Jesus disse: "Do coração procedem maus pensamentos..." Mateus 15:19.
Sua mente anda vazia? A Bíblia fala sobre Davi, que era um homem segundo o coração de Deus. Em um certo dia, ele não foi para guerra, ficou em casa, acordou tarde, e caiu em pecado com uma mulher. Justamente porque sua mente estava vazia, disponível, desocupada. Mente vazia é oficina do diabo, como dizem. 
Infelizmente muitos cristãos tem mente disponível. Ficam horas e horas na internet, em salas de bate-papo onde não se conhece ninguém, navegando em sites sujos. Assistindo TV aprendendo sobre adultério, prostituição, roubos etc.
Tudo o que aprendemos, vemos e ouvimos registramos em nossa mente.
Em Provérbios 6:16 diz que "Uma das coisas que aborrece o Senhor são os pensamentos viciosos."  Há pessoas que só se alimentam de pensamentos repetitivos que conduzem para o mal.
O pecado não começa no ato concreto em si, mas sim quando sua mente o idealiza. Ele começa no abstrato, na construção mental.
Não é possível deletar pensamentos, mas se pode substituí-los. Portanto substitua esses pensamentos pecaminosos por pensamentos de Deus. Tenha a mente de Cristo! Pois somente assim você poderá transformar o mundo pela renovação do seu entendimento.
2. O que você tem desejado? Que vontades tem te dominado?
"Sobretudo guarda os teus desejos, porque deles procedem as saídas da vida."
Coisas perigosíssimas que não se deve desejar:
  • O que não é seu (o marido dos outros, os bens dos outros, lugar dos outros)
  • A ganância do dinheiro
  • O que há no mundo, glamour, fama, vaidade, orgulho, soberba. "Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo." 1 João 2:15-16
    3. O que você tem sentido? Que sentimentos dominam você?
 Ódio? Vingança? Tristeza? Ciúmes? Depressão? Mágoa? Rancor?

"Guarda os teus sentimentos porque deles procedem as saídas da vida."

Sentimentos malignos são tão sérios que podem causar enfermidades emocionais, destruir relacionamentos, e até impedir que Deus responda as nossas orações e abençoe as nossas ofertas.

"Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão, e depois vem, e apresenta a tua oferta."  Mateus 5.23,24


A missão dessa semana será refletir sobre o texto acima e fazer uma análise do que você tem aprendido, visto, ouvido, pensado, desejado e sentido.

Após analisar essas questões, escreva em um papel o questionário a seguir e complete-o:

- Pensamentos que dominam a minha mente:
- Como os tenho alimentado?
- Se o Senhor Jesus estivesse no meu lugar, Ele teria esses pensamentos?
- O que posso fazer para substituí-los?
- Vontades que eu tenho:
- Como as tenho alimentado?
- Essas vontades colocam em risco a minha salvação?
- Se o Senhor Jesus estivesse no meu lugar, Ele teria essas vontades?
- O que posso fazer para mudar?
- Sentimentos que tem me dominado:
- Eles vem de Deus ou na natureza humana?
- Eles tem sujado o meu coração?
- O que tenho que fazer para mudá-los? Mudar o meu foco? Perdoar?


Deus é infinitamente magnífico, poderoso e puro! Não há como se aproximar Dele se você não estiver pura, limpa.
Reflita sobre esse versículo:
"Purifica-me com hissopo, e ficarei limpo; lava-me, e ficarei mais alvo do que a neve."

O propósito dessa semana será muito especial. Quem sabe até o mais especial até agora.

1° Passo:
Providencie um recipiente vazio, que possa fechá-lo e de preferencia transparente.


2° Passo:
Providencie também um pouco de suco de uva, que simbolizará o sangue do Senhor Jesus, pelo qual somos lavados. Leia o versículo a seguir: "Todos que aceitam a Jesus são lavados pelo seu sangue para a remissão de seus pecados."1 João 1:7
3° Passo:
Consagre o elemento, para que ele não seja um simples suco de uva, mas sim o sangue de Jesus.

"Meu Deus e Meu Pai em nome do Senhor Jesus eu te peço, consagra cada gotícula desse elemento. Coloca nele o teu poder, a tua virtude e a tua unção. Que ele não seja mais um simples suco de uva, mas que seja o seu sangue, o sangue do Cordeiro, para me lavar, me purificar e me santificar. É isso que eu te peço em nome de Jesus. Amém!" 

4° Passo:
Corte um papel em formato de coração, e escreva seu nome dentro dele.
5° Passo:
Mergulhe o coração de papel no suco de uva, e feche o recipiente.
6° Passo:
O propósito está pronto. Ore e apresente-o todos os dias da semana para Deus.

"Meu Deus e Meu Pai, eu te apresento nesse momento esse propósito que estou fazendo contigo.
Assim como esse coração está mergulhado nesse elemento, que o Senhor mergulhe o meu coração no seu sangue também. Me purifica, me lava, me limpa, me deixe alva mais do que a neve.
Tira de dentro de mim tudo o que não te agrada. Eu entendi a importância da purificação, eu vou renunciar tudo aquilo que me deixa suja diante de ti. Me dá sabedoria para identificar meus erros, e conseguir mudá-los.
Apaga as minhas transgressões e tenha misericórdia de mim. Cria em mim, ó Deus, um coração puro, renova em mim um espírito reto e honra esse meu propósito.
É isso o que eu te peço, e desde já te agradeço, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!"


Share:

3 comentários

  1. Olá Danielle, o propósito dessa semana é muito forte e especial!!!
    acho que é mesmo o mais especial até agora!!!
    Estamos firmes nessa Fé!
    Deus a abençoe mais e mais.

    ResponderExcluir
  2. estou amando seu blog

    ResponderExcluir