18ª Tarefa - Casadas


Papel do Esposo X o Seu Papel

O papel do homem na família segundo as Escrituras é exercer liderança. Esta liderança deve ser demonstrada pelo homem de forma decisiva em 4 atitudes:

1. Ele deve amar: O marido “deve ser o primeiro a expressar o amor no relacionamento do namoro e casamento”; (ver Ef 5. 25-28). No entanto esse amor não é um sentimento restrito à mente e ao coração. O homem é chamado a praticar em sua família o mesmo amor de Cristo – o Amor incondicional e pleno até a morte se necessário.

2. Ele deve exercer autoridade: “Autoridade não é poder bruto, a ser sempre demonstrado pelo cônjuge mais forte no casamento”. Ao contrário, autoridade não se impõe, se conquista com amor e serviço. O que se conquista com imposição é medo e não respeito.

3. Ele deve ter capacidade de liderar: Ser líder é guiar, conduzir os que estão sob sua autoridade ao caminho correto. O homem deve ser capaz de guiar sua família ao caminho do Senhor. Liderar não é mandar, mas sim saber conduzir com sabedoria e prudência os seus familiares no caminho certo.

4. Ele deve ser provedor: “Cabe aos homens o privilégio de serem os provedores do lar”. Esta provisão porém não é só material. O homem é responsável pela provisão espiritual, moral, social e cultural. Os filhos vão absorver o caráter principalmente do pai. O homem deve ser responsável e zelar pela estrutura moral de sua família.
Agora que já sabemos o papel do esposo, vamos descobrir o da esposa, e aprender a exercer esse papel com excelência e muita sabedoria.

Analise esse versículo: "A mulher sábia edifica a sua casa, mas a tola com as suas próprias mãos derruba." Provérbios 14.1

Eu costumo sempre comparar o amor e o casamento à construção de uma casa. E você sabe como construí-la?

Passo 1: Edificar a casa sobre a rocha.

A Bíblia diz: Mateus 7:24-27

"Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha.
E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína."

Para que um casamento resista a qualquer temporal da vida, ele precisa ser construído sobre a rocha, ou seja, sobre a palavra de Deus. É necessário que marido e esposa pratiquem tudo o que está escrito na Bíblia.


Passo 2: Conseguir os tijolos. Esse passo depende totalmente do seu esposo. Você nunca vai conseguir os tijolos sozinha.
O homem é responsavel por "abastecer o terreno vazio de tijolos". 
E afinal de contas, que tijolos são esses?  São: Respeito, segurança, fidelidade, desempenho da função de pai, provisão material, espiritual, moral, social e cultural.

Passo 3: Construir. "A mulher sábia edifica a sua casa". Deus está nos dizendo com essa passagem que a função de erguer a casa é somente da mulher.
Portanto mãos a obra, mulheres de Deus! Pegue os tijolos que o seu marido providencia, use o seu cimento (que podemos comparar às suas orações, sabedoria, mansidão, carinho, compreensão, e aquele jeitinho meigo que toda mulher tem de conquistar seu esposo), e ponha um tijolo sobre o outro.

Nem sempre será fácil a construção dessa casa. Você enfrentará tempestades, furações, mas sua casa nunca desmoronará, pois está alicerçada sobre a Rocha, que é a presença de Deus.

A mulher tola, constrói sua casa sobre a areia, no primeiro temporal sua casa desmorona. Ela não tem como base do seu casamento a comunhão com Deus, mas sim a força do seu braço.

Além do mais devido sua falta de sabedoria, a mulher tola com suas próprias mãos derriba sua casa, porque ela quer liderar o seu lar e dar sempre a palavra final.

Ela aumenta o tom de voz e grita quando fala com seu esposo. É uma pessoa explosiva, pavio curto. Ela é insegura e muito ciumenta. É pegajosa, vive sondando todos os passos do seu esposo. "Está aonde? Falando com quem? Com quem você encontrou? Que número é esse no seu celular?".

Ela não vive uma vida de oração intensa pela sua família.

Ela só quer receber  o melhor do seu marido, mas nem sempre está disposta a dar. Quer receber carinho, atenção, declarações, companheirismo, romantismo... e a imensa lista continua. Mas nem sempre a atitude parte dela.

Raramente o recebe de forma agradável, com um sorriso no rosto, quando ele chega do trabalho. Está sempre desarrumada, com o cabelo mal cuidado, reclamando de tudo e de todos, murmurando, fazendo as tarefas de casa de mau grado etc.

Nós já aprendemos que o segredo para receber, é dar. Isso é bíblico. 

Se você não planta gestos de carinho, como quer receber?

"Ah mas eu já plantei algumas vezes e não obtenho resultados!"

Queridas leitoras, o resultado não vem instantaneamente. Não é porque você acordou o seu esposo hoje com uma declaração de amor, que ele vai chegar em casa depois do trabalho, com flores!

É preciso plantar incansavelmente sementes de doação no seu casamento, e por algum período. E dependendo do seu esposo, até por meses.

Você precisa aprender a doar, sem segundas intenções. Quem dar esperando receber algo em troca não é sincero e por isso não vê resultados. Quem faz as coisas pensando em reconhecimento, enfraquece sempre que não é notado.

Só para ressaltar, veja o que a Bíblia diz a esse respeito: "Assim, em tudo, façam aos outros o que vocês querem que eles lhes façam; pois esta é a Lei e os Profetas". Mateus 7:12

Resumo para as Esposas:


1- Edificar sua casa sobre a Rocha, viver uma vida de joelhos, principalmente pelo seu esposo que é o líder da sua casa. Incentivar a oração coletiva com sua família. Em um determinado dia reunir todos, lerem a Bíblia juntos, refletirem e orarem.
Ministrar a benção de Deus sobre seus filhos.
Seu esposo e você, desempenham uma autoridade espiritual exclusiva sobre eles, que nem mesmo o bispo ou pastor mais ungido exerce. Portanto crie o hábito de impor as mãos sobre a cabeça dos seus filhos, juntamente com seu esposo e profetize palavras de bençãos.
Quantos pais amaldiçoam seus filhos na hora da raiva, falando que serão infelizes, que são desgraçados, que sofrerão quando se tornarem adultos etc.
Porque então não proferir palavras positivas sobre a vida deles, uma vez sabendo que seu esposo e você são autoridades espirituais em sua casa?
"A bênção paterna fortalece a casa de seus filhos, a maldição de uma mãe a arrasa até os alicerces." Eclesiastes 3:11

2-  Reconhecer o seu papel no lar. Você é muito valorosa, é a auxiliadora do seu esposo e excerce um grande poder de influência no seu lar. O fato do seu marido ser o líder não significa que você tem menos valor do que ele. Muito pelo contrário, por trás de um grande homem sempre há uma grande mulher. Saiba reconhecer os tijolos que o seu marido lhe trás. A Bíblia diz que o homem que encontra uma esposa, encontrou o favor de Deus.



3-  Aja com sabedoria nas palavras, tom de voz, expressão corporal, atitudes.
Muitas das vezes as palavras que saem da sua boca não são tão agressivas, mas o seu tom de voz e a expressão do seu corpo revela sua real intenção e o que está por trás de tais palavras.
Quando você balança os ombros, você demonstra que está nem aí para o que seu marido está falando, quando revira os olhos revela que não aguenta mais conversar com ele, quando você bufa de raiva transmite a ideia que a conversa está insuportável, quando aponta o dedo para ele, demonstra agressividade.

A linguagem não verbal é, inclusive, mais importante do que o que dizemos com os lábios, pois estes gestos e posturas são os que entregam (ou não) sentimento e validade às nossas expressões verbais.

4- Dê sem esperar nada em troca.
O que você gostaria que o seu esposo fizesse a você ? Aposto que você já pensou em algo. Ao invés de esperar ele tomar atitude, tome você primeiro. Se você quer mudar o clima da sua casa, SURPREENDA.


5- Tratar seu esposo como você trataria o Senhor Jesus. Essa dica é infalível! Se tornará impossível brigar, gritar, xingar se você vê-lo como o Seu Senhor Jesus. Essa dica está registrada na Bíblia, confira: 




“As mulheres sejam submissas ao seu próprio marido, como ao Senhor; porque o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo.
 Efésios 5: 22-33


A missão da Semana para as Casadas, é anotar no Diário Espiritual os principais tópicos do texto acima e o que você aprendeu com essa tarefa.
Ler todos os dias da semana, para fixar bem como deve ser o proceder de uma esposa sábia.
E começar a praticar tudo o que aprendeu. Não adianta somente ler se você não fizer a sua parte e mudar.


Passagem Bíblica da Semana:


Share:

2 comentários

  1. Dani, eu fiquei esperando o proximo post, e arrebentou.
    pensei que vc iria colocar so para as solteiras, que bom nao esqueceu das tarefas para as casadas! rsrs
    Deus te abençõe!
    dani

    ResponderExcluir